Ferramenta olap
Fundamentos de Sistemas de Informação
Professor: João Domingos
OLAP
On-line Analytical Processing
Aluno: Luiz Claudio Furtado
Introdução
As novas tecnologias da informação possibilitaram o armazenamento de grande volume de dados em diversos meios magnéticos. Verificou-se então a necessidade de se recuperar esses dados analisá-los a fim de se obter respostas inteligentes e de valor agregado.
As aplicações On-Line Transaction Processing (OLTP) atendem, apenas a manipulação de dados operacionais, o que não era suficente na tomada de decisões estratégicas, e assim foram elaborados conceitos e implementadas novas soluções que apoiassem o processo de Business Inteligence (BI). A primeira das soluções foi a linguagem APL, base utilizada no desenvolvimento de aplicações On-line Analytical Processing (OLAP). O OLAP é uma tecnologia usada para organizar grande bancos de dados comerciais e oferecer suporte à inteligência comercial. Os bancos de dados OLAP são divididos em um ou mais cubos, e cada cubo é organizado e projetado por um administrador de cubo para se ajustar à forma que você recupera e analisa os dados de forma que seja mais fácil criar e usar os relatórios de tabela dinâmica e os relatórios de gráfico dinâmico que de que você precisa.
[pic]
Definição de OLAP
A aplicação OLAP soluciona o problema de síntese, análise e consolidação de dados, pois é o processamento analítico online dos dados. Tem capacidade de vizualizações das infomações a partir de muitas perspectivas diferentes, enquanto mantém uma estrutura de dados adequada e eficiente. A visualização é realizada em dados agregados, e não em dados operacionais porque a aplicação OLAP tem por finalidade apoiar os usuários finais a tomar decisões estratégicas. Os dados são apresentados em termos de medidas e dimensão, a maior parte das dimensões é hierárquica. Considerando as aplicações bancárias utilizadas diariamente no controle de contas