Filosofia
Na primeira infância, os pais devem priorizar o mamão, a banana e a laranja. “A criança está formando a flora intestinal. Essas frutas são interessantes pelo fato de formar bolo fecal e de auxilia a absorção do ferro, porque anemia é muito comum nessa faixa etária”, explica o nutrólogo da Unicamp Edson Credido.
De dez a 19 anos, a sugestão é consumir mais maçã que, entre outras funções, previne a anemia e a obesidade, morango, que é antiinflamatório, e o açaí, que além de energético atua na musculatura e na coordenação motora.
Dos 20 aos 29 anos, abacate, abacaxi e melancia são ideais. “O abacate tem os ômegas 3, 6, 7 e 9, além dos polifenóis, que auxiliam na regularização do colesterol. O abacaxi é um digestivo por excelência e é interessante para ácido úrico e gota. A melancia apresenta licopeno, que previne câncer de mama na mulher e de próstata no homem”, afirma o nutrólogo.
Dos 30 aos 39 anos, a preferência deve ser dada ao coco, que auxilia na redução do colesterol, ao pêssego, que estimula o funcionamento da insulina, e à uva, que tem efeito anticancerígeno. Dos 40 aos 49 anos, a sugestão é comer mais caju, ameixa e melão. “O caju é diurético, a ameixa ajuda na prevenção de doenças intestinais e o melão, que tem baixo valor calórico e pode ser usado pra quem quer perder peso”, sugere Edson Credido.
Entre 50 e 59 anos, a prioridade deve ser o consumo de manga, que ajuda na desnutrição, de jabuticaba, que ajuda a reter menos líquido no organismo, e da pêra. As frutas verdes têm antioxidantes que eliminam os radicais livres prejudiciais a saúde.
Para quem tem mais de 70 anos, a dica é comer muita goiaba, cereja e uva. O nutrólogo explica: “Goiaba previne