Filosofia
R. Os quatro pilares são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Esses pilares também podem ser tomados como bússolas para orientar o futuro da educação.
Aprender a conhecer: É mais do que aprender a aprender, é buscar o conhecimento, ter curiosidade e interesse em aprender. Aprendendo com dedicação e “prazer”. Aprender a pensar criticamente, a “reinventar o futuro”.
Aprender a fazer: É a busca pela competência pessoal, mais do que a qualificação profissional oferecida por diplomas. É preciso ser flexível, ter inciativa, disposição para o trabalho e realização, e também boas relações interpessoais.
Aprender a viver juntos: É preciso gostar de gente, de trabalhar em equipe, saber lidar de forma integrada com trabalhos, projetos e equipes interdisciplinares. “Ter prazer no esforço comum. Participar de projetos de cooperação” GADOTTI.
Aprender a ser: A aprendizagem deve considerar todas as áreas de atuação do homem. Ele precisa evoluir e ser uma pessoa melhor internamente e socialmente. 2. Para entender o que é a educação hoje, é necessário conhecer o seu passado, no cenário atual da educação há alguns fatores que marcaram a história da educação. E são eles a Educação Tradicional e Educação Internacionalizada, descreva sobre uma delas.
R. Durante a segunda metade do século XX os países desenvolvidos investiram fortemente na educação, principalmente na educação fundamental, obtendo assim ótimos resultados e colhendo seus bons frutos criando novos sistemas educacionais. Com isso tais países foram utilizados como modelos para a criação dos modelos de sistema educacional. A UNESCO teve papel importante, nesta difusão dos modelos, com principal incentivador Adolphe Ferriére, que incentiva outras nações a adotarem os modelos de “Educação