Filosofia
- A Incansável Busca Pela Sabedoria -
"Filosofia" deriva do grego PHILOSOPHIA
SOPHIA significa "SABEDORIA"
PHILO significa "Amor Filial", ou Amizade
Literalmente, um Filósofo é um AMIGO, ou AMANTE de SOPHIA, alguém que admira, e busca, a SABEDORIA.
Esse termo foi usado pela primeira vez pelo famoso grego PITÁGORAS por volta do século V aC, ao responder a um de seus discípulos que ele não era um "Sábio", mas apenas alguém que amava a Sabedoria.
Filosofia é então a busca pelo conhecimento último e primordial, a Sabedoria Total.
Embora de um modo ou de outro o Ser Humano sempre tenha exercido seus dons filosóficos, considera-se que a Filosofia Ocidental como um campo de conhecimento definido, surge na Grécia Antiga com a figura de TALES de MILETO, que teria sido o primeiro a buscar uma explicação para os fenômenos da natureza usando a Razão e não os Mitos, como era de costume. Ao menos, candidatos anteriores nunca foram confirmados.
Assim como a Religião, ela também já teve sua morte decretada. No entanto a Filosofia Ocidental perdura há mais de 2.500 anos, tendo sido a Mãe de quase todas as Ciências: Psicologia, Antropologia, Física, Biologia e praticamente qualquer outra derivam direta ou indiretamente da Filosofia. Entretando as "filhas" ciências se ocupam de objetos de estudo específicos, e a "Mãe" costuma se ocupar também do "Todo", da interrelação entre as área, ou daquilo que não possa ser reduzido ou mensurado.
Nada escapa à investigação filosófica. A amplitude de seu campo de estudo é tão vasta que foge a compreensão de muitas pessoas, que chegam a pensar ser a Filosofia uma atividade inútil. Além disso seu significado também é muito distorcido no conhecimento popular, que muitas vezes a reduz a qualquer conjunto simplório de idéias específicas, as "filosofias de vida", ou basicamente a um exercício poético.
Entretanto como sendo praticamente o ponto de partida de todo o conhecimento humano organizado, a Filosofia estudou tudo o que