Filosofia
1) Marilena Chauí, em sua obra Convite à Filosofia diz: Ao que parece, há uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico. [...]. O sol se move em torno da Terra, que permanece imóvel. Quem duvidará disso, se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o céu e se pôr? A aurora não é o seu começo e o crepúsculo, seu fim? (pág. 01) . Identifique quais são os conhecimentos citados pela autora. Justifique sua resposta. (máximo de 10 linhas)
R: A autora se refere à diferença entre ciência e senso comum. A ciência se baseia na objetividade, no método e na verificabilidade. O senso comum se baseia em certezas cotidianas, em conhecimentos adquiridos pela experiência empírica primária (ver todos os dias o sol nascer e se pôr, por exemplo).
2) Explique em que consiste a reflexão filosófica na concepção de Dermeval Saviani, abordando suas três características, a saber: ser radical, rigorosa e de conjunto.
(máximo de 10 linhas)
R: A reflexão filosófica consiste em rever o próprio pensamento, o pensar o já pensado, colocar em questão ou problematizar o já conhecido.
1) Radical: porque busca a explicitação dos fundamentos do pensar e do agir.
2) Rigorosa: porque exige a utilização de um método rigoroso que garanta uso da coerência e o exercício da crítica.
3) De conjunto: pois examina as questões a partir da compreensão do todo, relacionando entre si todos os aspectos.
3) Segundo Aranha (2006), cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica de modo que promova a passagem de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada
(alcançada ao nível da consciência filosófica). (pág. 25) Explique qual será a atividade reflexiva que permitirá essa passagem. (máximo 10 linhas)
R: Deverá trabalhar com as seguintes ideias:
1) Análise do contexto vivido e da condição humana.
2) Valores culturais.
3) Pressupostos dos conhecimentos