Contabeis
1.3 Objetivo da Contabilidade
Como conseqüência da definição de
Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômicoadministrativas.
1.4 Finalidade da Contabilidade
Cabe ainda definir a finalidade da
Contabilidade como sendo fornecer informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro das entidades.
1.6 Técnicas Contábeis
Do ponto-de-vista moderno, podemos enumerar quatro técnicas contábeis, quais sejam: A Escrituração: consiste em registrar nos livros próprios (diário, razão, caixa, etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades; As Demonstrações: são quadros técnicos e analíticos, com aspectos qualitativos e quantitativos, com dados extraídos dos registros contábeis da empresa. Como exemplos temos o
Balanço Patrimonial, a DRE, etc.; A Auditoria: consiste na verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame detalhado dos registros contábeis, em confronto com os respectivos documentos que os originaram; Análise de Balanços: é o exame e a interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de transformar esses dados em informações diversas sobre a situação da entidade.
1.7 Campo de aplicação
O campo de aplicação da Contabilidade consiste no