filosofia
Dedica pouca atenção à estética
Desdenha os poetas (São pessoas grotescas)
Os poetas são escritores que tem por oficio opor obstáculo ao bom senso e esmagar a razão sobre os ornamentos.(RACIONAL E REALISTA)
Os poetas dramáticos chamam a atenção de Montesquieu, ele dizia que esses poetas se subdividiam em 2 (cômicos e trágicos)
Os cômicos nos movem com muita suavidade e os trágicos nos perturbam e agitam com enorme violência.
Bayer acredita que Montesquieu. Só admite poesia dramática porque vê nela uma função moralizadora
Essas obras dos poetas são de obras de moral muito mais úteis, mas não está claro se é possível inferir disso que Montesquieu considerava a utilidade um fundamento da beleza. PARTE DE ARQUITETURA. (CARTAS PERSAS)
Verticalização da metrópole: Ele observa a tendência à verticalização nas metrópoles. Ele dizia que Paris possuí casas tão elevadas que seria tão grande ou maior que
Isphahan.
Dizia que era com uma cidade construída no ar, que seria de imaginar que todas são habitadas por astrônomos, com 6 ou 7 casas empilhadas uma sobre as outras.
Quando todos saem na rua seria uma confusão total. C 24
Elogia os palácios do rei francês, mas ironiza a influência da moda nas edificações. C. 99
Eles modificavam a arquitetura por conta do excesso de elementos supérfluo. Ele compara os adornos femininos como algo desnecessário. (O ESPIRITO DAS LEIS, 1748) Montesquieu CharlesLouis de Secondat, barão de
La Brède e de
Montesquieu foi um importante filósofo, politico e escritor francês. Nasceu em 1689 e morreu em 1755. Considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.
Nasceu numa família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória.
Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições