Filosofia
- Página 118
* Análise e Entendimento
1 - Comportamentos Instintivos nos animais:
- Rituais de Acasalamento - Migrações para Desova - Cuidar da Cria
Comportamentos Instintivos nos Humanos:
- Desejos Sexuais - Cuidar dos Filhos - Instinto de Preservação - Instinto Materno
2 - É realmente totalmente contrário, pois vemos os homens cheios de inteligência, mas muito parecidos com a natureza que o cerca. Antigamente, a natureza era vista como um obstáculo para o homem, só que agora, o homem está a procura do desenvolvimento sustentável, querendo ter certa harmonia com a Natureza.
3 - O que nos diferenciou dos animais foi o desenvolvimento de cérebro para poder lidar com palavras, abstrações e em geral manipular o meio além termos um nível de comunicação que os animais não atingiram. Se os animais tem instinto, o ser humano nasce praticamente sem nenhum a não ser o de mamar sendo que o resto depende de um longo aprendizado ou programação pela cultura, pela família e por todos com os quais tem contato nos primeiros anos e mesmo depois.O ser humano, dos mamíferos é o que depende mais tempo dos que o criam , sendo incapaz de sobreviver nos primeiros anos de vida se deixado só, enquanto que muitos animais já nascem andando .
4 - Vimos que nosso corpo não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série de dificuldades. Como ilustra o arqueólogo australiano Gordon Childe (1892-1957), o homem não tem, por exemplo, um couro peludo como o do urso para manter o calor corporal num ambiente frio.. Faltam-lhe o bico, as garras e a acuidade do gavião. No entanto, conclui Gordon Childe:
O ser humano pode ajustar-se a um número maior de ambientes do que qualquer outra criatura, multiplicar-se infinitamente mais depressa do que qualquer mamífero superior, e derrotar o urso polar, a lebre, o gavião e o tigre, em seus recursos especiais. Pelo controle do fogo e pela habilidade de fazer roupas e casas, o homem