Filosofia
Filosofando
A primeira vez que escutamos a palavra filosofia normalmente é dentro da escola, na matéria filosofia, e a partir dai aprendemos a origem, personagens, histórias e começamos a refletir. Alguns gostam tanto desta matéria que escolhem sua vocação nela, outros simplesmente carregam os pensamentos consigo para o resto da vida e muitos esquecem a maioria do aprendizado.
No cotidiano, nós usamos questões de caráter filosófico como: O que é o ser humano? O que é existir? O que é ser uma boa pessoa, bom político, bom pai/mãe? Entre outras perguntas que borbulham na nossa cabeça. Isso nos ajuda a ter uma melhor percepção, a ter melhores relações humanas e para o convívio com a natureza.
E é exatamente isso que os filósofos fazem, desenvolvem milhões de perguntas e procuram a solução, muitas soluções são encontradas e inovam o nosso mundo todo dia, mas algumas ainda ficam sem respostas. Porém, não são somente os filósofos que fazem isso, todos fazem e a todo o momento, então, isso quer dizer que todos somos filósofos? Acredito que sim.
E na atualidade, neste mundo tão moderno e inovador, com tantos avanços de um lado e tanta desgraça e tristeza do outro, podemos fazer alguma coisa para melhorar? Não totalmente, mas uma boa parte nós podemos melhorar solucionando questões, nos unindo, com humildade, amor e menos guerra, menos corrupção, menos desamor, menos desgraças, roubos, comodismo e principalmente tirar alguns minutos da correria do nosso dia-a-dia para pensar nisso, no mundo e não só em nós mesmos.
Por tudo isso, penso que a filosofia, os filósofos, a história e tudo que a envolve é essencial para todos, precisamos disso para sobreviver, precisamos ter reflexão, pensamentos e atitudes filosóficas para uma boa compreensão da