FILOSOFIA
FILOSOFIA E ÉTICA
RESPOSTAS:
QUESTÃO 1
Após passada a idade do ouro, na idade do ferro os seres humanos começam a estabelecer um tipo de sociedade, onde todos trabalham em prol da mesma, dividindo-se em três categorias de cidadãos: proprietários de terra, artesãos e comerciantes, garantindo a subsistência econômica da pólis, guerreiros que defendem-na e magistrados que governam garantindo o respeito as leis. Devido a sua natureza racional, a legislação é fruto da razão humana, pensamento atribuído a Platão, pois para ele, a razão funda a politica. Aristóteles diz que é da natureza humana organizar-se em sociedades, agir e vivenciar sob o regime de leis. O homem é um ser social e a politica é manifestação da própria natureza humana.
QUESTÃO 2 Platão classifica a política como tripartida, assim como o corpo, onde no ventre habitaria a alma desejante, responsável pela satisfação dos apetite do corpo, no peito a alma colérica, responsável pela defesa do corpo e a alma racional situada na cabeça, responsável pela razão. Da mesma forma a pólis possui a mesma estrutura: classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes, movimentam a economia e que poderiam administrar, tampouco os militares, pois, apenas os filósofos poderiam governar de forma justa, uma vez que por aptidão e por terem estudado o bastante poderiam administrar com justiça e equidade. Aristóteles por sua vez, entende que a sociedade não deve ser dividida e todos possuem iguais direitos de participar da politica. Os bens econômicos devem ser partilhados, cabendo a sociedade distinguir os meios de realizar esta partilha, buscando igualar os desiguais. Em Roma, vigorava o regime oligárquico aristocrático, onde apenas as famílias ricas detinham o poder permanecendo hereditariamente.
QUESTÃO 3 De herança hebraica e romana, o cristianismo manifesta-se como religião em expansão do primeiro século. Do lado hebreu, toda sua historia a partir dos dez