filosofia
A instituição que detém o poder político.
Uma das mais complexas instituições sociais criadas e ampliadas ao longo da história pelo ser humano é sem dúvida o Estado.
O termo Estado deriva-se do latim "status" e significa permanência de uma situação de convivência humana ligada à sociedade política.
Max Weber foi quem elaborou uma das conceituações mais conhecida e debatida entre os estudiosos do assunto, para simplificar podemos dizer que: o Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.
Origem do Estado
Uma pergunta de muito debate é como o Estado se formou e porque ele teria se formado. Para maioria dos autores o Estado nem sempre existiu, sabemos que diversas sociedades do passado e do presente, organizaram-se sem essa instituição. Entretanto, em dado momento da história da maioria das sociedades, com um aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumido por um grupo específico de pessoas, e assim esse grupo passou de ter o poder de impor normas à vida coletiva e desse modo teria surgido o governo por meio do qual se desenvolveu o Estado.
Função do Estado
Outra pergunta de grande importância é qual seria a função real do Estado? Claro que não existe um consenso sobre essa questão, muito embora várias respostas sejam apontadas, vale destacar duas que apresentam concepções opostas: uma delas é fornecida pela corrente liberal, e a outra pela corrente marxista.
Concepção liberal
A corrente liberal centra sua análise em qual deve ser a função do Estado. Desse modo o Estado deve agir como mediador dos conflitos entre os diversos grupos sociais, enfrentamentos inevitáveis aos indivíduos. O Estado deve promover a conciliação dos grupos sociais, amenizando os choques dos setores divergentes para evitar a desagregação da sociedade.