Filosofia
Resposta: Podemos afirmar que o mito cumpre funções explicativas (explicando os fenômenos naturais e a metafísica) e normativas (ditando regras/lei e determinando como devemos agir). A lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida oralmente através dos tempos que explica acontecimentos maravilhosos com seres maravilhosos. A lenda é resultado do mito, uma degeneração e apesar da semelhança que os associa, a lenda e o mito são formas diferentes de explicar a realidade. Enquanto o mito procura explicar a realidade, a lenda não assume esse compromisso, possui caráter fictício.
2. Embora o mito ainda fosse um componente importante nas mais antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia), em que se distingue do papel que ele exercia anteriormente nas sociedades tribais?
Resposta: Nessas civilizações antigas, o mito assumia um importante papel de explicação dos fenômenos naturais e de origem do mundo, por exemplo. Porém, as instituições religiosas se tornaram mais elaboradas, procurando explicar os acontecimentos de uma forma mais racional, aperfeiçoando e modelando novas formas de compreensão. Isso diferencia das sociedades tribais, que usavam apenas os mitos para compreensão e explicação da realidade.
3. É possível ainda se falar em mitos contemporâneos? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim. Ainda hoje há uma série de crenças e narrativas que se diferem de teorias e ainda assim tentam explicar ou sinalizar algo, apesar de não ter mais a mesma força que tinha nas civilizações antigas, pois o senso crítico-racional é cada vez maior e mais forte, nos levando assim a vetar uma ideia se ela não nos agrada racionalmente.
4. Durante as aulas de filosofia vimos que os mitos possuem várias funções dentro de uma sociedade, cite uma dessas funções e explique-a.
Resposta: Uma das funções do mito é explicar a origem, as funções e