Filosofia
Esse trabalho tem como objetivo falar dos filósofos Karl Max e Friedrich Engels que surgiram entre os séculos XVIII e XIX e que foram figuras centrais tanto nas ciências humanas quanto no pensamento político contemporâneo. Envolvidos com os manifestos comunistas, e nas lutas pelas classes sociais, Marx e Engels são considerados um marco na história.
2. TÓPICO
2.1 – Karl Marx
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris, 5 de maio de 1818 em Londres. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Teórico do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia.
Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
Integrante de um grupo de jovens que tinham afinidade com a teoria pregada por Hegel (Georg Wilhelm Friedrich - um dos mais importantes e influentes filósofos alemães do século 19), Marx começou a ter mais familiaridade dos problemas econômicos que afetavam as nações quando trabalhava como jornalista. Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e políticas transformaram as nações e criaram blocos hegemônicos.
2.2 – Pensamento
Nos primeiros anos após a morte de Marx, sua teoria obteve crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários (ao final do século XIX, o principal locus de debate da teoria era o Partido Social - Democrata alemão) e, em menor proporção, sobre os círculos acadêmicos ligados às ciências humanas.
Segundo Marx as desigualdades são a base da formação das classes sociais. A sociedade encontrou nesses pensamentos inspiração para se tornar um empreendimento critico e militante,