Filosofia
HELOÍSA LOPES
JULIA DE NADAI ENSINO MÉDIO - 2º ANO A - Nº 10 18
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Março/ 2015
Temos na sociedade Hindu uma divisão social denominada sistema de Castas, que ocorre em vários países seguidores dessa religião, mas principalmente na Índia.
O sistema de Castas é conhecido pela “discriminação” que realiza com base nas diferentes Castas das pessoas, embora isso seja algo “banido” nos dias de hoje, ainda ocorrem muitos casos em que as pessoas são vistas por sua classe social, e não por seu caráter.
Essas Castas são grupos definidos pela hereditariedade, ou seja, passam de pai para filho. Com isso podemos classificar socialmente o povo hindu em brâmanes, xátrias, vaixás e sudras, sendo nesta ordem, dos mais importantes aos menos.
Os Brâmanes seriam nascidos da cabeça de Brahma, com isso possuem a inteligência, são sacerdotes e letrados; Os Xátrias seriam nascidos dos braços de Brahma, considerados fortes, guerreiros; Os Vaixás teriam nascido das pernas de Brahma, e são os comerciantes; Por fim os Sudras, que teriam vindo dos pés de Brahma, que são os de menos importância social, atuando como servos, camponeses, artesãos e operários. Também têm o grupo que ficaria abaixo desses todos, e seria a poeira dos pés de Brahma, conhecidos como Párias, sem casta, também conhecidos mais atualmente como intocáveis.
A origem desse sistema é incerta, pois muitas pessoas acreditam ter sido criada pelo Deus Brahma, mas também existem dados de que pode ter vindo da divisão entre os migrantes arianos.
Ao tentar comparar tal sistema de Castas com nossa sociedade atual, podemos ver algumas semelhanças e diferenças, como no caso de divisão por classe social, afinal nos dias de hoje nossa sociedade está sempre dividida em classe mais alta e classe mais baixa, também contendo a intermediária.
As classes mais altas normalmente são vistas como símbolo de sucesso, as classes medianas seriam pessoas