Filosofia
Resposta: O professor deve ir além da instrução educativa, não estar preocupado apenas em repassar o conteúdo aos seus alunos, mas deverá desenvolver um trabalho intelectual transformador, ser capaz de compreender o contexto social-econômico-político em que vive e a partir daí estar atento à intencionalidade de sua ação, questionando continuamente seu saber e agir, articulando o conhecimento com a sua práxis educativa, bem como ter flexibilidade para criar novos caminhos quando a situação exigir soluções criativas. Enfim, participar ativamente criando oportunidades ao aluno de elaborar seu pensamento, aprofundar a compreensão que tem de si, do outro, do mundo, entendendo o contexto social mais amplo em que está inserido..
Antropologia; estuda o que o ser humano é ou aquilo que se pensa que ele deva ser. No campo pedagógico a antropologia auxilia no conhecimento próprio da natureza humana.
Filosofia da linguagem; Estuda a linguagem como elemento estruturador, que explica a relação do ser humano com a realidade (natureza, linguagem, os sentidos dos signos e proposições lingüísticas) No campo pedagógico auxilia no conhecimento lingüístico, na interpretação dos signos da linguagem.
Estão diretamente ligadas ao ato de ensinar que consiste em uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais, tanto ao nível intrapessoal como na influência do meio, havendo uma interação, entre os grupos, que sofrem uma ação, como sujeitos passiveis de transformação e que acabam por serem elementos ativos desta própria ação