filosofia
A filosofia e um pensamento rigoroso que temos como objetivos refletir e investigar todo o mundo em que vivemos. A forma de se questionar a si mesmo, ao que está ao nosso redor, questionando modelos, problematizando valores e praticas.
Para se fazer filosofia, convêm aprender a pensar bem, saber o que outros (filósofos, poetas, psicólogos, cientistas, etc) pensaram sobre a vida e sobre o mundo, saber interpretar sobre a vida e sobre o mundo, saber interpretar teorias e conceitos e verificar a validade dos argumentos.
Algumas áreas de investigação filosóficas tiveram prioridade. Os primeiros filósofos pré-socráticos investigaram fundamentos da natureza, a reflexão cosmológica. Os aristotélicos abrangem diversos campos do saber.
Podemos olhar o mundo de diversas perspectivas: do mito, da religião, do senso comum, da ciência, da arte e da filosofia.
O Mito
É um tipo de compreensão intuitiva da realidade, dispensa argumentos e fundamentos. São aceitos sem discussão, transmitidos pela tradição cultural.
Entre os povos tribais, o mito constitui em estrutura dominante, com o pensar, o agir e o valorizar.
Caberá a cada um de nos distinguir os mitos que são destrutivos que são oferecidos pela religião, literatura, pelos ideais políticos e que mobilizam nossas convicções.
O Senso Comum
O conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências fecundas continuam sendo levadas a efeito pelos indivíduos da comunidade, um conhecimento inferior, e fragmentário, difuso, ametódico, e assistemático, o que e herdado não e questionado. Caberá ao bom senso retomar criticamente os saberes e valores recebidos.
A Ciência
E uma conquista recente da humanidade, quando Galileu estabeleceu as bases de um revolucionário método científico que transformou a física e a astronomia, dai em diante delimitaram os objetos estudados descobrindo regularidades nos fenômenos observados, estabelecendo leis gerais e teorias.
O uso da ciência e da tecnologia, não justifica a