Filosofia
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
EM QUE MEDIDA PODERÍAMOS DIZER QUE EXISTEM HOJE, PESSOAS QUE VIVEM DE MODO ANTIGO, MODO MEDIEVAL OU DE MODO MODERNO?
SETEMBRO – 2011
MANAUS – AM
FRANCIS BRINGHENTI GUILHERME - 21109671
EM QUE MEDIDA PODERÍAMOS DIZER QUE EXISTEM HOJE, PESSOAS QUE VIVEM DE MODO ANTIGO, MODO MEDIEVAL OU DE MODO MODERNO?
SETEMBRO – 2011
MANAUS – AM Na filosofia antiga encontramos uma ideia de fraternidade universal que nasce antes do cristianismo, mas com objetivo político, onde o pensamento é: se todos são iguais, todos estarão submetidos da mesma forma a lei do império. Com o surgimento do cristianismo, surge uma fraternidade com outro sentido, onde todos são filhos do mesmo Deus, e os seres humanos são irmãos e estão submetidos aos mandamentos de Deus, e não somente ao imperador. O conceito de lei natural também surge nesse período, não só para os cristãos, mas para os modernos, mostrando que é possível seguir a lei natural e obter a salvação eterna quando alguém não fosse formalmente um cristão.
Existiam duas linhas de crença, as dos orientais que acreditavam que o corpo e a alma eram um só, e a visão dualista grega, que separa o corpo da alma, como s pensa até hoje entre nós. Porém, ambas eram considerados cristãos. A Filosofia medieval durou cerca de mil anos, nela predomina a Igreja Católica, neste momento também são criadas as primeiras universidades, onde o curso principal era a Teologia, sendo a Filosofia uma escrava da Teologia. Neste período podemos destacar a estreita relação entre Filosofia e Teologia, a conciliação entre a razão e a fé.
A Idade Média introduz a ideia que o mundo não é eterno, mas tem início, com a criação por parte de um Deus. Assim, os seres humanos passam a ser vistos como criaturas, como filhos de Deus e que só poderiam alcançar a felicidade se cumprissem a vontade divina. A verdade é revelada por Deus e não