Filosofia
ESCOLA
CURSO/SALA
HUSSERL E
FICHTE
Biografia
ALUNO
Cidade (ESTADO)
ANO
2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO REFERÊNCIAS
03
04
09
3
INTRODUÇÃO
O estudo da filosofia, do desenvolvimento das habilidades do pensamento por si só, ainda que não tivessem um propósito definido, já seriam suficientes para o nosso desenvolvimento em todos os campos do saber. Por exemplo: A capacidade de identificar um disparate lógico, evitar palavreado evasivo, ser relevante, expor uma idéia de maneira clara e precisa, etc. São habilidades convenientes seja qual for a sua área de atividade.
Os benefícios do estudo da filosofia têm outros propósitos nobres, ajudanos a imunizarmonos dos políticos astutos e charlatões de plantão, para fazer um trocadilho, para isso temos Platão (século IV a.C).
Neste trabalho saberemos um pouco sobre a vida de dois filósofos:
Edmund Gustav
Albrecht Husserl e
Johann Gottlieb Fichte.
4
DESENVOLVIMENTO
Edmund Gustav Albrecht Husserl (8 de abril de 1859 — Friburgo em Brisgóvia, 26 de abril de 1938) foi um matemático e filósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época. Elaborou críticas do historicismo e do psicologismo na lógica. Não se limitando ao empirismo, mas acreditando que a experiência é a fonte de todo o conhecimento, ele trabalhou em um método de redução fenomenológica pelo qual um assunto pode vir a conhecer diretamente uma essência.
Apesar de ter nascido em uma família judia, Husserl foi batizado como luterano em
1886. Ele estudou matemática nos termos