Filosofia
1-Pesquise: O que é Estado Liberal Capitalista.
2-Analise a frase acima citada e elabore uma produção textual.
3-Conclua o que a educação pode colaborar nesse sentido.
Respostas
1- Estado: sentimentos de liberdade e igualdade conduzem a guerra constante, dizem respeito a uma situação de relativa paz, concórdia e harmonia. No estado, não temos regras: por exemplo, quando encontro algo, eu digo que é meu, e outra pessoa encontra o mesmo objeto, logo ela vai dizer que é dela; ou seja; viveremos em grande conflito.
Liberal: Direito natural ao indivíduo, que o Estado não pode retirar. Os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens estão mais bem protegidos sob o amparo da lei, da força comum de um corpo político unitário. A concepção de Estado, na qual este tem poderes e funções limitados. quando existem regras; por exemplo: quando eu digo que tal objeto é meu; ninguém pode tirá-lo de mim; afinal ele é meu.
Capitalista: quando surge os reis, e nos defendem. Quando eu digo que tal objeto é meu; se esse objeto me render lucro por exemplo, o capital é meu.
Estado Liberal Capitalista podemos concluir que, quando não temos regras, viveremos em conflitos; depois que temos as regras, cada um sabe o que é de quem, e consequentemente, alguém vai cuidar do nosso objeto, porém se ele render lucro, o lucro é meu, mas alguém deve me proteger; ele não é necessariamente democrático, mas, ao contrário, realiza-se historicamente em sociedades nas quais prevalece a desigualdade à participação no governo, sendo ela bastante restrita em termos gerais, limitada a classes possuidoras. O Estado liberal é o Estado limitado, sendo a obrigação dele a conservação dos direitos do homem.
2 - O Estado, muitas vezes, representa os interesses de uma determinada classe social (geralmente, a classe