Filosofia
A filosofia e um pensamento rigoroso que temos como objetivos refletir e investigar todo o mundo em que vivemos. A forma de se questionar a si mesmo, ao que está ao nosso redor, questionando modelos, problematizando valores e praticas.
Para se fazer filosofia, convêm aprender a pensar bem, saber o que outros (filósofos, poetas, psicólogos, cientistas, etc) pensaram sobre a vida e sobre o mundo, saber interpretar sobre a vida e sobre o mundo, saber interpretar teorias e conceitos e verificar a validade dos argumentos.
Algumas áreas de investigação filosóficas tiveram prioridade. Os primeiros filósofos pre-socráticos investigaram fundamentos da natureza, a reflexão cosmológica. Os aristotélicos abrangem diversos campos do saber.
Ha três principais conceitos:
Antropologia: estuda a filosofia de reflexão sobre o comportamento do ser humano, a partir do que ele e, reflete sobre aquilo que pensa ser.
Epistemologia: filosofia do conhecimento
Axiologia: filosofia dos valores
A utilidade da filosofia e suas principais funções :
Ensinar a pensar: ocupa-se do pensamento em geral (lógica)
Ajuda a entender a realidade
Esclarece e melhora o próprio mundo
Ajuda a viver livremente, encontra um sentido e a construir um projeto de vida
Colabora para a realização de um projeto ético comum
Filosofia da Educação
Pensamos em três relações entre filosofia e educação:
a) Filosofia como um processo de reflexão que pensa a educação e que busca sentidos ou significados para a própria ação educativa;
b) Filosofia como conteúdo necessário na formação dos educadores;
c) Filosofia como componente necessário na formação de crianças e jovens.
Alguns problemas sejam inevitável, entre eles os que se referem a educação, portanto, cabe a cada filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, passando de uma educação assistemática (guiada pelo senso Comum) e educação sistematizada (alçada ao nível da consciência filosófica.