Filosofia
O objetivo deste trabalho é falar sobre filosofia. Já li e estudei muito sobre este tema, mas quando conheci o filósofo Cortella me apaixonei pela forma que ele transmite o seu conhecimento e é por isso que descobri este grande pensador para me basear neste trabalho.
Ser filósofo é trabalhar na tentativa de ir além do óbvio. Trabalhar contra a idéia de que as coisas são aquilo que a aparência carrega. A filosofia é uma indagação. Ela lida com os “por quês” e não com os “comos”. A minha obra é o futuro. Quando você se for, o que é que vai restar? O que você vai deixar?
Dizem os chineses que, no xadrez, após o término do jogo, tanto o rei quanto o peão vão para a mesma caixinha, independente dos resultados obtidos sobre o tabuleiro desta vida.
Quando perguntavam a Mário Quintana porque nunca se casou, ele respondia: "Preferi deixar dezenas de mulheres esperançosas do que uma só desiludida". Dona Emília, mãe do filósofo Cortella diz o seguinte: “Se você cuidar direitinho do seu corpo, ele dura a vida inteira”. Tudo isso é filosofia.
A filosofia vêm ganhando novos níveis de reflexão no Brasil. Hoje ela mescla um pouco da moda de se fazer pequenos cursos nessa área e também a parte séria: O nosso modo de vida no dia a dia esgotou um pouco alguns dos modelos de tecnologia, trabalho insano, uma vida acelerada demais... E a filosofia nos traz momentos importantes de indagação, reflexão, que às vezes servem de consolo e às vezes não. Nela o mundo fica mais engraçado, mas sem obscurecer as desgraças que temos no nosso cotidiano, pois são parte da realidade. Um filósofo ou uma filósofa se dedica a pensar um pouco. Não é necessariamente capaz de fazer arte, interpretar ou fazer música como fez Wagner, mas é capaz de fazer coisas estupendas.
O filósofo quer a definição, quer a percepção... Nem sempre ele aceita a acomodação. Quando você coloca água numa caneca ela se conforma à caneca. O filósofo é aquele que gosta de