filosofia
Laboratório Avançado de Saúde Pública - LASP
Tel.: (0)71-3176 2248 Fax: (0)71- 3176 2300
E-mail: grassi@bahia.fiocruz.br
Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal, Salvador - Brasil
CEP: 40296-710
Projeto de Pesquisa
Coinfecção entre as hepatites virais (B e C) e o vírus T-linfotrópico humano (HTLV) no estado da Bahia.
Felicidade Mota Pereira
SALVADOR
2013
Equipe
Pesquisadores
Maria Fernanda Rios Grassi - FIOCRUZ- Bahia - Orientadora
Maria Alice Sant'Anna Zarife - LACEN-Bahia - Co-orientadora
Bernardo Galvão Castro - FIOCRUZ- Bahia
Mitermayer Galvão Reis - FIOCRUZ - Bahia
Maria da Conceição Chagas de Almeida - FIOCRUZ - Bahia
Songeli Menezes Freira - ISC - UFBA
Estudante
Felicidade Mota Pereira (doutoranda)
RESUMO
Este projeto tem como finalidade verificar a prevalência da coinfecção dos vírus da hepatite B e C e o retrovírus HTLV no estado da Bahia. Para tanto será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, será realizado um estudo retrospectivo dos últimos dez anos, utilizando o banco de dados do gerenciador laboratorial, SMART, do
Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia (LACEN-BA) para verificar a prevalência de coinfecção do vírus da hepatite C e HTLV. A segunda etapa tratase de um estudo prospectivo a ser realizado no LACEN-BA com as amostras dos pacientes que fazem monitoramento da carga viral dos vírus das hepatites B e C.
Será investigado nestas amostras a coinfecção com o HTLV. Nas amostras coinfectadas, serão avaliadas a carga viral, perfil de citocinas e genótipo para o vírus da hepatite C. Para as amostras coinfectadas com o vírus da hepatite B e HTLV, além da carga viral do vírus da hepatite B, perfil de citocinas, também será verificado se há replicação do vírus da hepatite B. Os resultados obtidos das amostras de coinfectados serão comparados com resultados d amostras de monoinfectados pelo vírus das hepatites B e C.
1. TÍTULO
Coinfecção entre as