filosofia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
C ENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Prof.ª Raissa Matos
Aluno: SHEILA MOURA HONÓRIO
Polo: SIMÕES-PI
ATIVIDADE 01
Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica. SENSO COMUM: apresenta um conhecimento tido como não rigoroso. Baseado na tentativa e no erro e permite uma realidade menos detalhada que vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição, a qual quando instalada, passa de uma geração para outra. Já o conhecimento científico exige um rigor lógico. Isso ocorre por que seu processo de conhecimento apresenta uma estrutura de maior credibilidade, pois o científico é baseado em critérios de análises, revisões, construções e desconstruções. Enquanto o conhecimento filosófico é fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos gerando conceitos subjetivos. Procura dar sentindo aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade. A Filosofia é uma forma racional e crítica de conhecer o mundo. Isso porque ela parte do que existe. Critica, coloca em duvida e abre aporta das possibilidades, fazendo descobrir outros mundos e outras formas de compreender a vida. Por isso possibilita uma maneira de observar a realidade e seus acontecimentos além da sua aparência imediata.
Em sua opinião, qual é a diferença da postura dos sofistas e a postura dos filósofos?
Os sofistas eram mestre em convencer as pessoas, porém não se preocupavam em passar apenas informações verdadeiras, uma vez que seus métodos utilizados eram por meio da retórica, ou seja, persuadiam as pessoas de acordo com o que acreditavam. Enquanto aos filósofos, suas formas de ensinar iam muito mais além. Seus objetivos eram passar para outras pessoas o