Estudo de caso da globo
A estrutura organizacional do Grupo Globo dá-se, atualmente, pela divisão e subdivisão de departamentos, visando umamelhoria no desenvolvimento das atividades. O conglomerado adotou essa forma estrutural resgatando a situação financeira da empresa do “fundo do poço”, descentralizando o poder de uma só pessoaevitando assim burocracia e lentidão no desenvolvimento de suas atividades.
2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure esboçar o organograma daorganização.
O novo modelo estrutural foi adotado visando uma melhoria na coordenação das atividades e no desenvolvimento das mesmas.
3. Qual é o grau de centralização que prevalece nasOrganizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?
Com a nova gestão de Reichstul, apesar de haver grande poder nas mãos da alta gerência, houve descentralização de poder, com isso ospresidentes e diretores passaram a dirigir diretamente os diretores gerais das subdivisões. Sendo assim, cada alto gestor tem autonomia para efetuar modificações necessárias desde que atendam aosobjetivos de crescimento e melhoria dos serviços prestados pelas empresas.
4. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?
Endividamento financeiro ao investir em modernastecnologias de produção e veiculação ao apostarem no crescimento e na estabilidade nacional, na década de 1990; o que contribuiu para a queda do Grupo Globo foi também, o número excessivo defuncionários, mordomias do alto escalão, salários altíssimos e departamentos desnecessários.
4. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?
Endividamento financeiro ao investir em modernas tecnologias de produção e veiculação ao apostarem no crescimento e na estabilidade nacional, na década de 1990; o que contribuiu para a queda do Grupo Globo foi também, o número