Filosofia
No grego existem duas palavras para expressar dois tipos diferentes de ação. Uma delas é poiésis, que indica a ação transcendente, os efeitos da mesma para fora do agente que a realiza. Poiésis é traduzido ao português como técnica.
A outra é práxis, que indica ação imanente, os efeitos da mesma que permanecem no agente que a realiza, base da ação moral. A Ética se preocupa fundamentalmente com esta dimensão práxica do agir humano.
Qual é a diferença entre moral e ética? a moral significa "a vida humana, tanto em sentido individual como social, considerada à luz de umas normas" .Ética é a disciplina filosófica pratica normativa da ação humana, segundo a luz natural da razão.
Qual é a diferença entre ciência moral e ética?
Enquanto a ciência moral se ocupa apenas de normas morais existentes, estabelecendo o que é aceito como bom ou mau em um ambiente dado, em determinada época histórica, a ética tem a tarefa de definir o que é o bem e o mal, enfrentando a vida moral não de modo descritivo, senão normativo, definindo normas, expressando juízos sobre o bom e o mau e proporcionando os motivos destes juízos, isto é, demonstrando por que é assim
Como você responderia ao seguinte argumento: A Ética não pode ser normativa porque os princípios éticos são universais e as ações humanas são sempre particulares?
É precisamente da natureza de qualquer norma ser universal (unum in diversus), isto é, aplicável a vários casos particulares. É impossível elaborar normas para cada caso particular, o que é patente também no Direito. Isso não impede, porém, que uma mesma norma possa aplicar-se a vários casos particulares, sempre que elas cumpram com alguns aspectos essenciais que possibilitem tal aplicação.
Forneça cinco exemplos de ações e cinco de ativações da pessoa humana.
Ativações: Piscar, espirar, dilatar as pupilas, coçar e tucir.
Ações:
Por que a sede da moralidade não é a