Filosofia
Questões levantadas:
Dissertar sobre o que é a reflexão filosófica sobre o ser humano e o porquê desta reflexão ser uma antropologia;
Explicar a afirmação: “Não há ciência pelo homem que não seja ciência do homem”.
Peculiaridades do ser humano
É notório que o homem é um ser dotado de complexidades, ele é um indivíduo pensante repleto de questionamentos, não somente do mundo, mas principalmente, sobre si mesmo.
Ele se aventura em compreendê-lo melhor a partir da releitura da sua própria imagem, geralmente através de reflexos, especificamente, ações inconscientes e imediatamente consecutivas, essa visão, ou melhor, o tipo de informação que vem daí, acompanha o homem em todos os momentos da vida. Essa capacidade de saber e mostrar na prática que é possível conhecer através da admiração e a sistematização do estudo ás características particulares dele.
O homem é um ser passional que é movido por seus desejos e suas vontades; está a todo o momento buscando respostas para amenizar suas angústias internalizadas, fazendo constantemente um exame de consciência para “conhecer-te a ti mesmo”, buscando justificativas para demonstrar sua significância existencial.
Embora ele tente sempre apresentar fórmulas para compreender as situações corriqueiras da sociedade, mal ele sabe que a maioria, senão todos os seus olhares sobre o mundo sofreu alguma influência cultural, porque quando não há um discurso próprio ele acaba adotando o discurso do outro, se tornando um produto social, portanto é suscetível questionarmos se a própria visão do homem enquanto ser é uma visão dele ou se é aspectos que foram apresentados pela sociedade, ou seja, informações culturais que foram apresentadas a ele e que de certa forma impregnaram na sua essência.
A filosofia é uma ciência que estimula o pensamento e o questionamento, que discorre através dos anos, incorporando diversas respostas e soluções em constantes transformações,