filosofia
Quais são as características do método socrático?
R: Esse método consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo em que o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
Platão
Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?
R: Esta teoria assevera que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A Teoria das Ideias de Platão vem compor todo um corpo teórico que dá coerência ao seu pensamento. Essa Teoria parte do esforço em estabelecer uma epistemologia, isto é, entender e dizer como se dá o conhecimento humano, justificando assim a construção política idealizada por Platão. Na natureza das ideias, Platão definiu quatro propriedades: A espiritualidade, a realidade, a imutabilidade e a pureza. A espiritualidade é inteligível, ou seja, consiste em ser invisíveis aos olhos humanos e apreendidas pela inteligência. A realidade para Platão são as ideias que não são conceitos abstratos do espírito, nem pensamentos do Espírito divino, mas são realidades subsistentes e individuais, sendo objeto da contemplação científica e fonte das realidades da terra. A imutabilidade e a pureza são derivados da realidade, onde: A imutabilidade, que exclui toda a mudança, pois é eterna e a pureza, pois realiza a essência plenamente e sem mistura, e cada uma na sua ordem é perfeita.
Aristóteles
O que é substancia?
R: Segundo o pensador, é o suporte ou substrato pelo qual a matéria se constitui em algo seguindo uma forma. É na substância que atuam as famosas quatro