Filosofia
ADMINISTRAÇÃO
CAMILA PONCIANO SILVA
DAIANE CRISTINA AQUINO FREITAS
JOSIELE DAMASCENO SILVA
JULIA GRACIELI FERREIRA TEIXEIRA
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Uberaba-MG
2014
CAMILA PONCIANO SILVA
DAIANE CRISTINA AQUINO FREITAS
JOSIELE DAMASCENO SILVA
JULIA GRACIELI FERREIRA TEIXEIRA
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Trabalho apresentados à Faculdade Talentos Humanos, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Microeconomia do 2º semestre do curso de Administração.
Orientador:
Uberaba-MG
2014
INTRODUÇÃO
Considerados grandes economistas que se destacaram no pensamento econômico, com a importância das suas obras que atingem várias aéreas da Economia Política.
Evolução do Pensamento Econômico
O pensamento econômico passou por diversas fases. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica Econômica.
1. Fisiocracia (Séc. XVIII)
A palavra fisiocracia significa governo da natureza. Isto é, de acordo com o pensamento fisiocrata as atividades econômicas não deveriam ser reguladas de modo excessivo e nem guiadas por forças "antinaturais". Deveria- se conceder uma maior liberdade a essas atividades, afinal "uma ordem imposta pela natureza e regida pelas leis naturais" governaria o mercado e tudo se acomodaria como tivesse que ser. Na fisiocracia a base econômica é a produção agrícola, ou seja, um liberalismo agrário, onde a sociedade estava dividida em três classes: FONTE: www.pgj.ce.gov.br- 06 de Abril de 2005 às 14 h e 46 minutos.
A classe produtiva garante a produção de meios de subsistência e matérias primas. Com o dinheiro obtido, ela paga o arrendamento da terra aos proprietários rurais, impostos ao Estado e os dízimos; e compra produtos da classe estéril - os industriais. No final, esse dinheiro volta à classe produtiva, pois as outras classes têm