filosofia
Religião
Alunas:
Jaqueline Caroline Melges
Keilla Gabrielly
Lohana Souza
Valéria Aline Melges
Série: 3º D
Várzea Grande, MT 2014
Imanência e transcendência
A religião é o ato de religar-se com o divino, da qual distinguem-se as religiões imanentes e as transcendentes.
A imanência é entendida como uma força divina ou ser divino que permeiam todas as coisas que existem e é capaz de influencia-las, tem o significado de existir ou permanecer no interior sem fugir da realidade das coisas.
A transcendência é a sensação de ir a uma outra dimensão se destacando a necessidade de buscar a experiência do sagrado ultrapassando os limites da condição humana.
Com essas duas definições, podemos perceber que Deus é transcendental a nós por estar muito acima de nós e ser o criador do universo e é imanente a nós por estar dentro de nós habitando em nossas ideias e sentimentos.
Nós não somos o divino e pela transcendência nos aproximamos dele através da oração.
Nas religiões de transcendência, há a formação de uma autoridade que detém os privilégios do saber, pois conhece a vontade divina e suas leis surgindo então, a instituição sacerdotal e eclesiástica, Através dessa instituição, há a formulação de uma doutrina baseada na ideia de uma hierarquia da qual os entes se distinguem conforme sua proximidade ou distância dos deuses, ou seja, uns são inferiores a outros assim como uns são superiores a outros. A instituição sacerdotal possui o privilégio do uso da violência sagrada para punir os faltosos ou pecadores.
Em religiões de interioridade o