Cesar Pelli
César Antônio Pelli nasceu em 12 de outubro de 1926, na província de Tucumán. Situada na Argentina, é considerado hoje, um dos mais importantes arquitetos dos Estados Unidos, e é bem conhecido por ter sido o criador das Torres Petronas.
Pelli emigrou para os Estados Unidos da América em 1952 e se naturalizou cidadão norte-americano em 1964. Após estudar arquitetura na Universidad Nacional de Tucumán, Pelli completou seus estudos na Escola de Arquitetura da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign. Iniciou sua carreira no escritório de Eero Saarinen em New Haven. Foi reitor da Universidade de Yale de 1977 a 1984. Atualmente é dono de uma firma de engenharia Pelli Clarke Pelli Architects que emprega 100 arquitetos sediada em New.
Segundo o site da Bienal de Arquitetura de 98 na Argentina, César é um arquiteto Realista, mais que qualquer outro na atualidade, onde seus princípios se vê em claramente expressados em sua obra. Sua tentativa é estender a estética modernista para poder absorver a riqueza visual das antigas construções. Como se quisesse provar que o modernismo pode copiar as sensuais qualidades do estilo de Belas Artes.
Sua obra converte se em uma batalha pela síntese. O World Financial Center captura esta tensão: quatro torres fazendo eco, a forma das torres dos anos 20, aqui referenciando as demandas econômicas dos anos 80, sendo perfil mais volumoso, e desproporcional que os arranha-céus que as precederam, como nas torres do Rockefeller Center. Isso serviu como modelo espiritual, ambos os trabalhos são idênticos em seu envelope. O Norwest Center em Minneapolis, World Financial Center, e a Torre da sede do National Bank em Cleveland e a Torre NCNB em Charlotte, Carolina do Norte podem ser seus trabalhos mais notáveis pela maneira que resolve o conflito entre o formulário das ultimas construções e a expressão modernista.
Opinião
César Pelli trabalha atualmente com edifícios, embora tenha um estilo conservador em seus projetos ele