filosofia
Esta duplicação pode acontecer de forma natural ou induzida. O primeiro caso, é comum entre vegetais, alguns protozoários e fungos.
Em resumo, a clonagem artificial ou induzida, em animais, é feita a partir da fusão do núcleo de uma célula somática, retirada do indivíduo que se deseja clonar, com um óvulo não fecundado e sem núcleo. Também pode ser realizada com a separação de células embrionárias em estágio o que a clonagem provocou na sociedade? É necessário observar e agradecer os avanços da ciência, mas não podemos deixar-nos enganar por estes. É pois também necessário ter em conta que existe um ser pessoal e um ser social, e como tal não podemos esquecer que vivemos em sociedade e para tanto deve-se questionar perante a mesma. Será que temos o direito de construir algo que vá contra as regras da sociedade? Para resolver estes problemas existem as leis e os códigos de ética Como já referimos as ciências biológicas têm sua ética, chamada de bioética, que são os valores da sociedade científica que, de certa forma, julga a moral dentro da ciência. Diversas pesquisas de opinião foram realizadas para determinar a opinião geral das pessoas sobre este assunto polémico. Grande parte dessas pesquisas foram unânimes ao considerar que a tentativa de clonagem de um ser humano é uma irresponsabilidade e não deve ser experimentada, uma vez que os estudos feitos com animais mostraram que a técnica não é segura. A maioria dos animais clonados morreram prematuramente de infecções e outras complicações. Os mesmos problemas são esperados na clonagem humana. e no meio cientifico?
É provável que o impacto da clonagem humana como técnica reprodutiva sempre fosse muito restrito. Clonar um ser humano por meio da transferência nuclear de células somáticas, por exemplo, requereria envolvimento da pessoa doadora,