filosofia
A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar
A filosofia é extremamente ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência crítica, reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento, a filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções, baseiam-se no questionamento, raciocínio e reflexão visando assim uma nova visão da sociedade é o modo de buscar a verdade exercitando o pensar o relacionamento humano e a liberdade da mente conhecer e arriscar em criar e descobrir novos conceitos. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia.
A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar. Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável - racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia.
A Filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.
Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos (as vezes até mais de um), caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada e ao estudante compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada. Cabe a filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos