filosofia
3º ano V¹ do ensino médio
Caio Anunciação Lopes, Caio Romão, Lucas Ferreira e Luis André.
Trabalho de Química
é
A história do vinho.
As evidências arqueológicas sugerem que a mais antiga produção de vinho teve lugar em vários locais da Geórgia, Irão,Turquia e China entre 8000 e 5000 a.C.. As evidências arqueológicas tornam-se mais claras e apontam para a domesticação da videira, em sítios do Oriente Próximo, Suméria e Egito, no início da Idade do Bronze, desde aproximadamente 3000 a.C..
As mais antigas evidências sugerindo a produção de vinho na Europa, e entre as mais antigas do mundo, são originárias de sítios arqueológicos na Grécia, datados de 6500 a.C.. De facto, várias fontes gregas, bem como Plínio o Velho, descrevem como os antigos gregos utilizavam gesso parcialmente desidratado antes da fermentação e um tipo de cal após aquela com o propósito de diminuir a acidez. O escritor grego Teofrasto é a mais antiga fonte conhecida a descrever esta prática de vinificação entre os antigos gregos. No Antigo Egito, o vinho tornou-se parte da história registada, desempenhando um papel importante na vida cerimonial. O vinho teria sido introduzido no Egito pelos gregos. São também conhecidos vestígios de vinho na China, datados do segundo e primeiro milénios a.C..
A historia da cerveja.
Segundo registros, da região da Mesopotâmia, a cerveja nasceu pelas mãos das mulheres, há mais de 2.000 a.C., que maceravam cereais para a alimentação da família. Postos “ao tempo”, a água da chuva se acumulava com essa massa, fermentando e alegrando quem a consumia.
Disseminada na Europa pelo Império Romano (Júlio César era um admirador deste fermentado), a cerveja chegou até a região onde hoje é a França. Em homenagem à deusa da agricultura e fertilidade, Ceres, recebeu o nome de “cervisia”, muito próximo do que conhecemos hoje.
Relação da bebida com direção.