Filosofia
De inicio o stalinismo proibiu todas as oposições em seu interior. A liberdade de imprensa e de expressão foi reduzida, os políticos dissidentes perseguidos e dizimados, a polícia politica cuidou de reprimir os heterodoxos, aconteceu à proliferação de campos de concentração e de trabalhos forçados, e de hospitais psiquiátricos onde os dissidentes foram internados após intensas e brutais campanhas de expurgo. O poder era centralizado e considerado o poder do “terror”.
4°) Analise os principais conceitos referentes ao tema do terrorismo e sobre o crime organizado.
O Terrorismo tem como base as teorias religiosas, encontrar um sentido pra vida. Muitas vezes suicida, com a agravante de disporem de armas de destruição em massa. O crime organizado tem como base o ganho de dinheiro de forma ilícita, seja, por exemplo, o contrabando de órgãos e matérias ilícitos.
5°) Comente a frase de Rouanet: “O fascismo se implantou através da difusão de uma ideologia vitalista reacionária, que proclamava o primado dos instintos vitais sobre a razão, e com isso inutilizou a razão, o único instrumento que permitiria desmascará-lo como a negação absoluta da vida”
O fascismo inutilizou a razão da vida, já que se baseava na ideia de que existia uma raça superior e as demais deveriam ser dizimadas, e a negação absoluta da vida é o único instrumento que permitia desmascarar o fascismo.
7°) Faça uma pesquisa em jornais e revistas sobre manifestações neonazistas na Europa.
O fortalecimento do discurso de extrema direita na Europa ameaça a democracia e precisa ser contido. O alerta é do acadêmico e ex-político suíço Jean Ziegler, um dos sociólogos de maior prestígio na Europa. Em entrevista ao Estado, Ziegler aponta para o “terreno fértil” que partidos extremistas encontram para recrutar simpatizantes, com base no discurso do medo, na crise e numa apatia política dos demais partidos. No próximo mês, o sociólogo lança