Filosofia
2. Dê exemplos de absurdos decorrentes da naturalização dos comportamentos, ideias e valores dos seres humanos. Expressões como "!chorar é próprio da natureza humana", "é desnaturadaa mulher que não cria os filhos", "a mulher é um ser fráfil e sensível", "os negros são indolentes, preguiçosos e malandros", etc.
3. Dê exemplos dos varios sentidos em que usamos a palavra culturaem nosso cotidiano. O sentido de ter ou não ter certos conhecimentos; o sentido de qualificação; o sentido de prestígio e respeito; o sentido de qualidade de uma coletividade; o sentido de cultura emmassa e cultura de elite; sentido de identidade de um povo.
4. O que se entende por cultura a partir do século XVIII? A partir do século XVIII cultura adquiriu o sentido de civilização, amanifestação gumana nas formas de organização da vida social e política. A partir daí, cultura deixa de ser uma segunda natureza e passa a tornar-se produto da ação humana, que age escolhendo livremente seusatos, dando a eles sentido, finalidade e valor. Passou também a er entendida como a relação que os seres gumanos socialmente organizados estabelecem com o tempo e com o espaço, com o outros eres ecom a natureza. Cultura tornase assim sinônimo de história.
5. Por que a cultura tende a ser pensada como civilização a partir do século XVIII? Porque os pensadores julgavam que os resultados daformação-educação se manifestam com maior clareza e nitidez nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil. A palavra civil vem do latim cives ("cidadão"), de onde vem civitas,