filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
SERVIÇO SOCIAL - POLO ARACAJU - 7265
RA 427161 - Crisleide Santos De Santana
RA 415778 - Elza Rocha Batista
RA 417119 - Valclecia Paula Da Silva
RA 431666 - Weverlainny Franqueta Vieira Santos
Sociologia 2ª Série
PROFESSORA: Ma. Mariciane Mores Nunes
Aracaju - SE
Novembro/2013 ● Solidariedade Social Há duas formas de solidariedade, a mecânica e a orgânica. A mecânica é mais comum nas sociedades menos complexas, nas quais cada um sabe fazer quase todas as coisas que necessitam para viver, ou seja, o que une as pessoas é o fato de uma dependente do trabalho da outra, mas a aceitação de um conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.
Na sociedade orgânica existem muitas as diversidades entre as pessoas, tanto na identidade das crenças e ações, o que os une é a interdependência das funções sociais, ou seja, a necessidade que uma tem da outra. Em uma necessidade moderna, a coesão social seria dada pela divisão do trabalho. Podemos observar no dia a dia das pessoas, tomamos ônibus que tem o motorista e o cobrador, compramos alimentos e roupas que são produzidos por outros trabalhadores. Podemos ir ao posto de saúde, ao dentista, ao médico, á farmácia quando temos algum problema com nossa saúde, e lá encontramos outras pessoas que trabalham pra resolver essas questões e nos ajudar.
A importância de ajudar ao próximo nos últimos tempos tem sido mais divulgada. Na televisão, nas redes sociais, com pequenos “cliques” uma ideia ganha força e a ajuda podem ser garantidos. Apesar de a solidariedade ser exercida cada vez com mais facilidade, ainda se necessita de voluntários.
É possível analisar que na mídia e nas redes sociais o acesso a informação sobre
ONGs é muito fácil, e contribuir para estes fins também. “Médicos sem fronteira” retratam muito bem a diferença entre os