filosofia
Origami é uma técnica japonesa, uma arte de dobrar papel, e existe há mais de um século, fazendo jus ao significado do termo, que é fazer dobras de papel, sem cortes e nem colas, para criar objetos e outros seres.
O origami usa vários tipos de dobras diferentes, e podem chegar de formas geométrias simples, a desenhos complexos, inclusive existem livros que ensinam as pessoas a fazer origami. Geralmente, o origami começa com um pedaço de papel quadrado, se for um papel colorido, ainda fica mais bonito e vistoso.
O origami é uma arte muito popular, bastante popular entre crianças, pois podem ser feitos bichinhos, brinquedos, e vários outros objetos, mas também com adultos, que estudam a arte para poder passar para seus filhos, sobrinhos, netos, e etc.
A técnica do origami é tão importante, que existem tópicos que envolvem a matemática, como por exemplo, para analisar se um objeto pode ser desdobrado depois de feito, fizeram estudos matemáticos para analisar as possibilidades.
Símbolos para origami
Apresento um segundo conjunto de símbolos menos completo que o primeiro, que pode ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas. Aquilo que para alguns poderá ser óbvio, não o será para outros e por isso chamo a atenção que todos os esquemas diferenciam os dois lados do papel, sendo branco um dos lados e o outro colorido.
Dobra em vale
Dobra em monte
Dobrar e abrir: um quadrado com um vinco
Virar o papel
Seta escondida papel escondido e
Dobrar e outra vez uma
Frisar
Dobra invertida interior em várias notações e resultado final
Dobra achatada
Segurar Aqui E Puxar
Uma pequeno circulo com uma seta ligada a ele significa segurar o papel na posição onde se encontra o circulo (usualmente utilizando o dedo indicador e o polegar) e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.
Sapo que pula
Borboleta