Sistema endócrino
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso,2 formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO
Os sistemas nervoso e endócrino são responsáveis pela coordenação e integração do nosso organismo.
O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema nervoso estabelece essa comunicação por meio de uma rede de nervos. Quando o impulso nervoso é enviado pelos nervos, chega ao destino e desencadeia uma ação com duração de milésimos de segundo. É uma comunicação rápida e direcionada a uma parte específica do corpo, músculo ou glândula como as salivares, por exemplo.
O sistema endócrino, por sua vez não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza a corrente sanguínea como meio de transporte para substâncias específicas: os hormônios.
Os hormônios são mensageiros químicos produzidos e secretados por células em quantidades mínimas e se espalham por todo o corpo, chegando a todas as células por meio do sangue. Desencadeiam, porém, as reações desejadas apenas nas células sensíveis a eles.
A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos para