ABC ECO
• Palavras-chave: mercado; estado; expansão; modernidade; sociedade.
• Resumo
Até a década de 80, o Estado e o Mercado eram as duas forças que propiciavam o desenvolvimento, a partir dessa década o mercado domina sozinho a demanda, oferta e procura, a economia, enfim, a sociedade.
Usando de tecnologia, globalização, o mercado dita as regras e diz quem fará parte do desenvolvimento, os demais são excluídos desse conformismo ideológico.
Para que o mercado fosse implantado de maneira satisfatória, as sociedades tradicionais foram despidas de suas crenças, símbolos e morais, e no lugar de conceitos tradicionais valores materiais e a crença de que para que a sociedade tenha liberdade e prosperidade, é necessário o trabalho.
Desde os primórdios da humanidade, até os dias atuais, o mercado passou a ser mais que um simples espaço físico, se tornando um componente abstrato, dominante na sociedade capitalista, alienando o homem para que o mesmo busque a competitividade, e por consequência, sua individualidade.
• Pontos principais
O mercado se desenvolve apenas para as áreas que têm condições de crescer, de um modo que o mesmo é um processo includente e excludente.
O mercado não é apenas uma instituição, um mero acaso do destino. Hoje ele é um componente essencial na sociedade humana.
O mercado impõe que a liberdade e a prosperidade só podem ser conseguidas através do trabalho contínuo.
Quanto mais desenvolvida for a sociedade, mais a mesma lutará por vantagens materiais.
O individuo exerce os próprios direitos individuais para acumular bens, sendo esse direito fruto da ideologia que o mercado impõe sobre a sociedade.