filosofia
Professor: Marcelo Maia Vicente
Disciplina: Filosofia Período: 1º “B”
Fadep - Pato Branco Data: 30-06-2014
Atividade: Conceituar de acordo com os pensadores citados as suas diferentes concepções de “Ser Humano”:
1 - Georg W. F. Hegel "O que é racional é real; e o que é real é racional."
O ser humano, para Hegel, se constrói em si, através da historia, de modo sistemático. É a própria razão, inteligibilidade total da imanência absoluta. Ou seja, o homem é a ideia pura e se desenvolve em si mesmo, tornando-se um vir-a-ser por excelência. É sua própria síntese num processo dialético circular.
Homem ⇒ razão = ser = ideia = espírito ⇒homem.
2 - Karl Marx
"Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas é seu ser social que determina sua consciência."
A construção do sujeito se dá na práxis, a qual só acontece na relação direta dos modos de produção social de bens. Isso significa que o homem se constrói materialmente na mesma proporção que contribui com o meio onde está. Ou seja, ele age no mundo (trabalha), pensa sua ação e age então de forma diferente, e é neste advento que ele vai se constituindo. Resumidamente, o sujeito se constrói nas relações materiais.
Homem + ação = práxis + ação = evolução.
3 - Friedrich Nietzsche
“Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.”
A constituição do homem se dá na liberdade absoluta, nesta sua concepção ele mata Deus e reconstrói a sociedade, muito material, muito humana. A vida é aqui e agora. O homem deve se livrar de todos os dogmas, das leis, do moralismo humano e ser absolutamente livre. Encontrar sua potencia, seu “super-homem”, seu caminho da felicidade plena, livre de