FILOSOFIA
Na Grécia Antiga todo conhecimento se resumia em um saber filosófico, onde qualquer saber era importante, criava-se dúvidas envolta de um assunto específico, e assim surgia um novo campo de estudo. Hoje diríamos que se chama disciplina, ou seja, uma divisão de estudo para cada área específica.
Passando pela Grécia surge a profissão docente e com ela duas formas de repassar o saber. Com os sofistas aprendemos que é possível transmitir o que se quer e aludir exatamente da forma como se necessita, apenas mostrando ter conhecimento do que se fala, ademais temos a seleção do “para quem ensinar”. A 2ª forma de ensinamento seria a mais importante delas, a de sócrates, o mesmo amava o saber e amava transmitir o seu saber, nesta etapa aprende-se que tudo parte do autoconhecimento, que não existe distinção de ninguém no âmbito do saber e que a verdade surge de um diálogo, logo não existi verdade absoluta.
Atualmente aprendemos isoladamente sobre cada assunto, possuímos uma extensa possibilidade na busca do saber, devido ao avanço tecnológico principalmente, e com este avanço a necessidade de mudança na carreira docente, diversas formulações gritam por acontecer, mas o docente dificilmente perdera sua posição, este será sempre uma posição importante e necessária.
QUESTÃO 02-
O filme retrata um infeliz realidade, um conjunto de erros, englobando condições precárias no âmbito escolar, alunos desinteressados, professores desmotivados, desvalorização do docente, dentre outros... A área da educação precisa de uma reformulação urgente, antes que a busca pelo saber fique apenas na história.
No passado tínhamos uma população faminta em busca de sabedoria, hoje nos deparamos com a labuta de um docente tentando transmitir seu conhecimento com o desrespeito sofrido. Muitos discentes revelam o desejo de aprender, mostrando que nada está perdido, e cada qual apresentam sua vocação.
Estamos vivenciando algo novo, um mundo desregrado, é preciso encarar que