filosofia
Andropausa
Conceito: É um problema relativamente comum e esta relacionada à diminuição da produção de testosterona no organismo do homem, a partir dos 40 anos de idade.
Sinais e sintomas: Diminuição da massa muscular, aumento de gordura abdominal principalmente visceral, perda da energia, diminuição da libido e pelos sexuais, osteopenia, diminuição do desempenho cognitivo, depressão, insônia, sudorese e diminuição da sensação de bem estar geral, entre outros. Apesar disso, nem todos os homens apresentam os sinais característicos da andropausa.
Diagnostico: O diagnóstico é baseado habitualmente em aspectos clínicos do hipogonadismo e demonstração de um nível sérico matinal de testosterona abaixo do valor mínimo de referência de jovens adultos. Tratamento: O tratamento pode ser feito com terapia de reposição hormona se não houver contraindicações como em casos de câncer de próstata ou de mama masculina, o homem pode ser tratado da andropausa através de aplicação de injeção, gel ou adesivos transdérmicos de testosterona ou medicamentos que aumentem a produção dela nos testículos. Trabalho do enfermeiro na atenção básica: Na atenção básica, o enfermeiro deve estar sempre atento a atirar as dúvidas que o paciente possa ter, bem como dar explicação sobre as mudanças que poderão ocorrer no organismo, fazendo o encaminhamento para um acompanhamento psicológico e médico.
Disfunção erétil
Conceito: Dificuldade ou incapacidade de obter e manter uma ereção satisfatória para que haja o intercurso sexual.
Sinais e sintomas: A disfunção erétil possui diversos sintomas, e os que mais se destacam são: Redução do tamanho e da rigidez peniana Incapacidade de obter e manter a ereção Redução dos pelos corporais Atrofia ou ausência testicular Pênis deformado Doença vascular