Filosofia
1. O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?
Quando dizemos as palavras“lógica” e “lógico” no nosso cotidiano estamos nos referindo a algo que achamos claro, obvio, algo que não há dúvidas.
Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamentoque se origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ounão normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.
2. Qual foi o conflito entre a Filosofia de Heráclito ea de Parmênides?
O conflito de Heráclito e Parmênides era sobre a origem, transformação e desaparecimento dos seres.
Heráclito dizia que o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a simesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. O pensamento sabe que nada permanece o mesmo, tudo se torna contrário de si mesmo. O lógos é a mudança de todas as coisas, os conflitos entre elas, e acontradição.
Parmênides afirmava que o ser é logos por que sempre é idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível.
3. Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito eParmênides suscitaram o aparecimento da Lógica?
O conflito gerado entre Heráclito e Parmênides tornou-se um problema para a Filosofia Grega que queria provar solução que provasse que a mudança e oscontrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo , que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe, é verdade e pode ser pensada. Foi a partir da busca dessa solução quesurgiu a lógica e a metafísica.
4. O que é a dialética platônica? A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e