FILOSOFIA
INTRODUÇÃO:
1. NATUREZA E CULTURA
1.1. PROGRAMAÇÃO FECHADA (ciclo funcional orgânico) e PROGRAMAÇÃO
ABERTA (ciclo funcional simbólico):
1.1.1. Que diferença(s) existe(m) entre as reações orgânicas, isto é, as reações do corpo biológico e as respostas humanas? Qual é o novo método de o homem adaptar-se ao meio?
1.1.2. Por que o homem não pode ver a realidade, por assim dizer, “face-a-face”?
1.1.3. “O animal fica aquém da possibilidade de interrogar. Só o homem se encontra imerso na possibilidade e necessidade de perguntar. É o distintivo peculiar de sua forma de ser.” (CORETH, E. Que es el hombre? - Esquema de uma antropologia filosófica. Barcelona: Herder,
1976.)
1.1.4. “O homem [...] descobriu um novo método de adaptar-se ao meio. Entre o sistema receptor e o sistema de reação, que encontra em todas as espécies animais, encontramos no homem um terceiro elo, que podemos descrever como o sistema simbólico. Esta nova aquisição transforma toda a vida humana. Em confronto com os outros animais, o homem não vive apenas em uma realidade mais vasta: vive, por assim dizer, em uma nova dimensão da realidade”
(CASSIRER, 1977, p. 50).
1.2. O HOMEM: UM ANIMAL SIMBÓLICO
1.2.1. “O que perturba e alarma o homem não são as coisas, mas suas opiniões e fantasias a respeito delas” (Epicteto).
1.3. IDEIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA:
1.3.1. (CULTURA É) o sistema de atitudes, instituições e valores de uma sociedade (CALDAS
AULETE).
1.3.1.1.
Ideia sobre a(s) origem(ns) da cultura:
1.3.1.1.1. Claude Levi-Strauss (regra da exogamia) – a cultura surgiu quando o homem convencionou a primeira norma (primeira interdição): a proibição do incesto que é o meio positivo de assegurar a comunicação e o intercâmbio das mulheres entre os grupos, e vê nisso o critério de passagem da natureza à cultura.
1.3.1.1.2. Leslie White – a passagem para a cultura se deu quando o cérebro humano foi capaz de gerar símbolos: Todo comportamento humano se