filosofia
- A liberdade anarquista marcou nos pensamentos fascistas e neoliberais. O fascismo italiano foi influenciado pela celebração da ação direta. Já no pensamento neoliberal formou o “capitalismo radical” que foi nomeado de anarquia.
- Capitalismo Radical é a radicalização do neoliberalismo.
- Os movimentos estudantis dos anos 60 receberam influencia do anarquismo, o pensamento marxista é o mais importante na continuidade do pensamento anarquista.
- A influencia do pensamento anarquista na vida de Marx é provindo da tradição francesa (Proudhon, Louis Blane e Bakunin)
- Comunismo (associação dos produtores livres) é referido por Marx nos mesmos termos que os anarquistas referem à liberdade.
- Comunistas e anarquistas de identificam na meta liberdade
- O pensamento anarquista não percebe a necessidade de uma medição institucional entre ação revolucionaria presente e a liberdade de uma nova sociedade que está para ser construída no futuro. Este pensamento é mais intuitivo em relação ao efeito da mobilização popular para a realização da revolução.
- Já para Marx centra-se na problemática da mediação, ou seja, tem que ser um pensamento teórico. Este pensamento penetra na mediação através do poder do Estado, uma ação consciente e dirigida para a construção de uma sociedade que só o poder político pode atingir.
- A revolução não é simplesmente a destruição do Estado para Marx, mas conquista do poder político pelo proletariado o que mantém o poder estatal institucional.
- A transição para a nova sociedade é realizada pelo proletariado a partir do poder político. Somente o Estado proletário pode efetivar a mudança do sistema econômico que o anarquista esperava mediante a espontaneidade. Este deve organizar o trabalho de modo que todos trabalhem em comum de distribuam os frutos do trabalho segundo suas necessidades.
- A liberdade econômica assegurada possibilita posteriormente à própria abolição do Estado para Marx. Desta forma,