filosofia
Disciplina: Homem, Cultura e Sociedade
Karl Marx
Karl Marx, economista e filosofo alemão cuja obra se voltou para a problemática exploração do capitalismo, criador do Materialismo Histórico, chamado também de Socialismo Científico, a obra mais famosa foi O Capital (analisa contradições econômicas do sistema capitalista). As relações de trabalho podem produzir miséria e exploração , ao invés de progresso, a historia da sociedade é a das Relações de Produção(vida material) e Luta de Classes. Segundo o materialismo, o mundo material é anterior ao espírito e este deriva daquele. Marx chama de infraestrutura a estrutura material da sociedade, sua base econômica, que consiste nas formas pelas quais os homens produzem os bens necessários à sua vida.
A superestrutura corresponde à estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica. A posição do marxismo, é que a infraestrutura determina a superestrutura, mas ao tomar conhecimento das contradições, o homem pode agir ativamente sobre aquilo que o determina. As manifestações da superestrutura passam a ser determinadas pelas alterações da infraestrutura decorrentes da passagem econômica do sistema feudal para o capitalista. O movimento dialético da história se faz por um motor, que é a luta de classes. Essa luta acontece porque as classes têm interesses antagônicos. No modo de produção capitalista essa relação de antagonismo se dá porque o capitalista detém o capital e o operário não possui nada, tendo que vender a sua força de trabalho.
A partir desse ponto, Marx formula um de seus conceitos mais conhecidos que é a mais-valia. Esse mais-valia é concebida quando o trabalhador vende ao capitalista a sua força de trabalho por um valor estipulado num contrato. Acontece que ele produz mais do que esperado, e como ele fica com tempo disponível dentro da empresa ele produz um excedente que é a mais-valia. Essa mais-valia não