filosofia
RESPOSTA:
Na época da Copa de 1970, o Brasil vivia o auge do que foi chamado de “Milagre Econômico”, que aconteceu de 1969 a 1973, coincidindo com o governo do presidente general Emílio Garrastazu Médici.
O milagre econômico proporcionou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), que atingiu um crescimento anual de cerca de 11,2%, e uma inflação estabilizada em 18%. A produção industrial aumentou, proporcionando melhores níveis de emprego. A época coincidia com os juros baixos no mercado internacional, que passava por um momento de tranquilidade, investindo fortemente nos países em desenvolvimento, visando os grandes recursos naturais dessas nações como fiança aos empréstimos concedidos. Também as multinacionais faziam os seus investimentos no país. A facilidade de créditos internacionais levaria o Brasil a contrair, na época do regime militar, a maior dívida externa da sua história.
02) Escreva sobre a saúde pública brasileira no ano de 1970, quando a seleção canarinho conquistou o título de Tricampeão mundial do futebol; (Falar dos hospitais públicos, da previdência social; dos postos de saúde; dos médicos de família).
RESPOSTA:
Na década de 70, aprofundou-se a interferência estatal, amparada na Constituição de 1969 que conferiu à iniciativa privada a prioridade para “organizar e explorar as atividades econômicas”, ficando o Estado com o papel suplementar na prestação de serviços e de comprador dos serviços ao setor privado, via Previdência Social (Oliveira e Fleury,1986).
Essa condução política teve um papel fundamental no desenvolvimento de "um estilo padrão de organização da prática médica orientado em termos da lucratividade do setor saúde, propiciando a capitalização da medicina e a privilegiação do produtor privado dos