Filosofia
Depressão
Introdução
A Depressão é um transtorno mental que afeta pessoas de varias idades, pessoas afetadas por essa doença diminui sua capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar e de tomar decisões, geralmente apresentam Humor deprimido, desânimo persistente, tristeza, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, vazio, culpa e irritabilidade. Doença que tem cura, com tratamentos psiquiátrico, mais a maior ajuda para cura, é o amor e carinho das pessoas que convivem perto.
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado, transtorno do humor. Isto significa uma diminuição do humor que é acompanhado por um conjunto de sintomas variados: ansiedade, agitação, lentidão do funcionamento mental, falta de energia e de vontade, ideias de desvalia, disfunções fisiológicas por exemplo: insônia ou excesso de sono , ideias suicidas e queixas diversas. A maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes. De cada dez pessoas que procuram o médico, pelo menos uma preenche os requisitos para o diagnóstico de depressão.
Causas da Depressão
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.
Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência