filosofia
Que relação existe entre valores e açoes? Os valores são os critérios das nossas preferências (são os motivos fundamentais das nossas decisões). Ao tomarmos decisões, agimos segundo valores que constituem o fundamento, a razão de ser ou o porquê (critério) de tais decisões. Os valores são ideias que influenciam as nossas decisões e açoes, as nossas escolhas e preferências. A razão que justifica a decisão de agirmos de um modo e não de outro dá o nome de motivo. Quando justificamos as nossas acções e decisões – quando indicamos o porquê ou a razão de ser -, estamos sempre a referir-nos a valores O que são juízos de facto? São juízos sobre o modo como as coisas são. Descrevem um estado de coisas ou uma situação, podendo essa descrição corresponder ou não á realidade.
São juízos descritivos, objectivos/universais, e tem valor de verdade. (Lisboa é capital de Portugal)
O que são juízos de valor? São juízos sobre que coisas são boas ou más, agradáveis ou desagradáveis, belas ou feias e sobre como devemos agir.
São juízos normativos, avaliativos, é discutível se tem valor de verdade, exprimem as preferências do agente. (Lisboa é uma cidade bonita).
i. Valores relativos - são valores que so valem para algumas pessoas ou apenas numa determinada época. ii. Valores absolutos – são valores que valem independentemente de todas as pessoas e de qualquer época. iii. Valores intrínsecos – uma realidade tem valor intrínseco quando tem valor em si. O seu valor não depende do que com ela se pode conseguir, não é um meio para um fim; a origem do seu valor esta em si e não em algo externo. iv. Valores extrínsecos - Uma coisa tem valor