Trabalho no sec XX
Cidade
2014
TRABALHO NO BRASIL NO SÉCULO XX Trabalho a ser apresentado na disciplina de sociologia como avaliação parcial do
2º bimestre.
Prof.
Cidade
2014
O Brasil começou a se industrializar mais tarde em relação a outros países, com a chegada da Família Real Portuguesa que teve como consequência abertura de portos, com produtos vindo da Inglaterra. Com a extinção do tráfico negreiro, o capital antes empregado na compra de escravos passou gradativamente para investimentos nacional, Visconde de Mauá foi responsável em grande parte pelas iniciativas desenvolvidas nas indústria, comércio, transportes, finanças e obras públicas.
1 INDUSTRIALIZAÇÃO
A importação dos produtos ingleses era beneficiada pelo tratado de 1810, assinado por Portugal e Inglaterra, a insuficiência de fontes de energia, falta de transportes e comunicação, falta de capital e siderurgia própria eram entraves que não permitiram a industrialização. Visconde de Mauá foi responsável em grande parte pelas iniciativas desenvolvidas nas indústria, comércio, transportes, finanças e obras públicas. Dentre suas iniciativas:
1.1 Criação do estaleiro na Ponta da Areia, Rio de Janeiro;
1.2 Fundação da Companhia de Rebocadores para o Rio Grande do Sul;
1.3 Construção da primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o litoral fluminense até a Serra de Petrópolis, cuja locomotiva era “A Baronesa”;
1.4 Instalação do primeiro telégrafo entre Brasil e Europa;
2 TRABALHADORES
Devido ao crescimento industrial cresceu também a procura por mão de obra, porém não existia leis trabalhistas, e os operários trabalhavam em média de dez à quatorze horas por dia. O ambiente de trabalho era quase sempre mal ventilado e com pouca iluminação. Muitas fábricas procuravam contratar mulheres e crianças que recebiam salários inferiores aos dos homens.